quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Início

Nunca pensei em escrever uma egotrip - aqueles textos normalmente chorosos tão na moda no início da década -, mas acabei escrevendo um meses atrás. Pior que adotar modismos é fazê-lo atrasado. Me penitenciei por estar fazendo aquilo, mas, enfim, queria escrever e era tudo o que saia da minha cabeça.

Nunca pensei em criar um blog, mas ei-me aqui iniciando um. Não que tenha algo contra blogs; apenas creio me faltar a disciplina para mantê-lo. contudo, antes de tudo sou um cético, e me parece que a melhor forma de descobrir se sou capaz de gerenciar um blog é montando um.

Claro, ao contrário da fatídica egotrip, posso dizer que a idéia desta vez não foi minha - coisa que não sei se me redime ou me denigre. Foi o Uilian - isso mesmo, com 'U' -, colega de trabalho e detentor do conhecimento oculto dos softwares bizarros quem me apresentou a idéia em um almoço. No início ri, mas, diabos, por quê não?

Ocorre que sou uma pessoa inquieta. Se tem algo que eu odeio é ficar em casa parado. Importante também dizer que sou uma pessoa que gosta de cultura: gosto de estar discutindo idéias, aprendendo coisas novas, conhecendo pessoas. Isso tudo, somado com outros acontecimentos, me arremessou ao longo do segundo semestre em uma epopéia em busca de programas culturais em Porto Alegre: pequenos eventos com meia dúzia de pessoas, mas que me parecem tão legais para serem ignorados: saraus, relatos de viagens, cursos de origami, degustações de vinho. De tudo um pouco.

Daí a idéia deste Blog: antes de tudo, uma ferramenta de divulgação do que tenho achado de divertido por aí. Provavelmente o leitor mais experimentado, se deu o azar de cair neste blog, vai achar as dicas prosaicas, mas peço a este tipo de leitor mais compreensão do que crítica. Já aos que são ignorantes como eu, quem sabe um pouco de luz nos ajuda a achar coisas legais.

Vamos torcer para que:
1. Fique bom;
2. Dure mais que um par de postagens!

Abraços!
Alex Panato

4 comentários:

Hackbarth disse...

É difícil se manter em tópico em blog. A menos que a pessoa tenha várias avenidas de escape para suas várias opiniões, o blog vai se tornando uma divagação sobre tudo.

É muito tentador usar o blog pra desopilar o que estiver na cabeça, mesmo que não tenha nada a ver com o propósito do teu blog. Meu próprio lj varia entre coisas que acontecem comigo, dicas de RPG e papercraft e opiniações.

Outra coisa é constância, mas isso eu sei que tu estás levando em consideração. Precisa de uma certa constância em posts pra ser relevante, mesmo para amigos. Quando a Sofia nasceu fiquei seis meses sem postar. Agora estou postando mais ou menos mensalmente.

De qualquer forma essa é minha experiência, agora mesmo estou tentado a transformar o meu lj em um blog só sobre RPG e postar mais seguido, mas seria muito hipocrisia, um blog rpgista de um cara que não joga mais nada.

Clacs disse...

Legal Alex, curti a idéia, acho que mais importante do que postar em dia ou esperar ansiosamente comentários ou críticas é que tu te divirta escrevendo ele.

Não sei se tu sabes, mas também sou uma blogueira eventual de um blog comunitário, e lá a coisa anda meio parada.. justamente pelo que o Hackbarth comentou antes: a dificuldade de manter a escrita no foco desejado.. acaba que o blog virou uma grande conversa entre amigos ou em outros momentos uma abrangente piada interna. Não que isso seja o problema.. o ruim é que todos estão meio cansados e pouco inspirados a usar o blog para o fim que se propôs e por isso quase ninguém posta mais. E isso é o fim de um blog, mesmo que os textos anteriores valham muito a pena.. ninguém visita com freqüência um blog desatualizado por muito tempo.

A proposta do teu blog é tri, aguardo ansiosa pelos próximos posts. E pode aguardar meus comentários!

abração

Anônimo disse...

Achei o assunto do blog interessante, aventura!Dá pano pra manga mas, quanto à mão-de-obra e atualização são outros quinhentos.Vamos acompanhar...
Gostei da aventura gastronômica com bom humor, dei boas risadas.Serviu também como guia de restaurante.
Outro assunto que vale à pena é o Grêmio, por favor não esqueça dele!!
Sempre acompanho os textos que o autor dá seu toque pessoal e impessoal ao assunto, se colocando também no ponto de vista do outro. Neste caso podemos participar, o que é bom.
O teu blog ficou bem feito e de bom gosto.
Aguardamos aventuras...
Abraço
Ricardo

Surf Digital disse...

No mínimo interessante. Gostei das informações da culinária árabe, achei interessante tua narrativa no jogo no do estádio do Zequinha (pobre alemão...) Já está nos favoritos do meu pc, e visitarei com freqüencia, espero que o mantenha ativo. Abraços!
Márcio Aguiar